Em busca de viabilizar negócios internacionais para o turismo no Pantanal mato-grossense, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou uma rodada de negócios com sete operadores de turismo do Canadá e Estados Unidos e onze agentes do mesmo setor que atuam no Pantanal.
A expectativa é de que os negócios movimentem R$ 17,8 milhões na economia de MT
Segundo levantamento realizado pelo Sebrae/MT, foram realizadas 65 negociações, com a previsão de movimentar R$ 17,8 milhões na economia do estado no setor de turismo, a partir de outubro deste ano.
Conforme a gestora estadual do Turismo do Sebrae/MT, Fabíola Lima, a iniciativa tem como objetivo proporcionar uma imersão nos atrativos naturais da região pantaneira, reforçando a competitividade dos pequenos negócios no setor que fomenta a economia do bioma.
“Temos o propósito de facilitar a expansão de negócios para o mercado externo, especialmente das micro e pequenas empresas desenvolvidas aqui no nosso estado. Essa ação visa conectar os agentes locais com os compradores internacionais, promovendo a troca de informações e a construção de novas parcerias. Essa estratégia integra os programas de apoio à internacionalização promovido pelo Sebrae Mato Grosso”, explica.
Os operadores de turismo estão em visita ao Mato Grosso desde o dia 17 de maio. Eles realizaram uma famtour, que consiste em uma expedição turística no estilo “safári” pelo Pantanal, seguindo a Rodovia Transpantaneira, até Porto Jofre.
A coordenadora de articulação do Trade Nacional da Embratur, Carina Câmara, afirma que os operadores selecionados para esta visita ao estado foram criteriosamente escolhidos, e que eles atuam com vendas de pacotes a turistas interessados neste estilo de viagens. “Estamos realizando um trabalho para que estes operadores levem o turismo mato-grossense para a vitrine internacional e, com isso, atrairmos turistas para a região. Essa rodada é importante para aprofundar ainda mais o que viram nas visitas e estreitem laços com o trade local”, pontua.
A operadora Gabriela Marcos conta que é a primeira vez que visita o Brasil e que ficou encantada com a vida selvagem no Pantanal, a recepção dos populares e a comida típica da região. Ela acredita que a equipe está interessada em oferecer o produto aos clientes internacionais.
“Nós já trabalhamos com vendas de pacotes para o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, por exemplo. Mas, agora, estamos focados em trazer a experiência do Pantanal para os nossos clientes. Aqui, na rodada, conversamos sobre as negociações e acho que podemos fechar algo. Minha equipe está interessada”, afirma.
O empresário Douglas Rocha conta que ficou animado com as possibilidades apresentadas pela rodada de negócios e que sentiu um grande interesse por parte dos compradores. Ele destaca que o produto ofertado por ele é um dos únicos na região e espera atrair bons resultados.
“Nós temos um cruzeiro fluvial, no estilo ‘barco-hotel’, que navega pelo Pantanal. Todos aqui ficaram interessados e empolgados. É um cruzeiro que sai de Cáceres e a pela Serra do Amolar, Estação Ecológica do Taiamã, Reserva do Carcará e termina no Porto Jofre. Essa parceria que temos com o Sebrae, que começou há 3 anos, tem nos colocado sempre nesta vitrine”, destaca.