A secretaria estadual de Educação alertou os 37.269 estudantes da rede estadual que estão concluindo o ensino médio na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos para o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições seguem até o dia 6 de junho exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Estudantes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas, assim como para quem já completou todo o Ensino Médio em escola pública, além de bolsistas integrais de escolas particulares e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica com registro no CadÚnico têm direito à isenção da taxa de inscrição de R$ 85.
Para quem não tem direito à isenção, o valor pode ser pago até 11 de junho por meio de PIX, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança, como também por meio de boleto bancário.
As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, com questões de múltipla escolha e uma redação. No momento da inscrição, o estudante deverá escolher entre o inglês e o espanhol para a prova de língua estrangeira.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para o ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.
Neste ano, com o programa Pé-de-Meia, do governo federal, estudantes beneficiados pela política pública receberão R$ 200 após participarem das provas do Enem. Apesar do Enem ser voltado para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, ele pode ser feito por qualquer pessoa que já concluiu o Ensino Médio, de qualquer faixa etária.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.