A Secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou, nesta semana, programa de recomposição da aprendizagem para o ensino médio, iniciativa que visa garantir a permanência escolar, a equidade e a conclusão qualificada do Ensino Médio para estudantes da rede pública estadual. Alinhado à lei de diretrizes e bases da educação nacional e ao plano nacional de educação, o programa busca suprir lacunas no aprendizado e preparar os jovens para os desafios acadêmicos e profissionais futuros.
O projeto atua principalmente em duas frentes: para os alunos do 3º ano com defasagem escolar, oferece um e estruturado para recomposição das aprendizagens essenciais; já para estudantes do 1º e 2º ano que apresentam distorção idade-série, o programa prevê um processo de reclassificação, possibilitando avanço na trajetória educacional mediante avaliação.
As aulas do programa terão início no dia 2 do próximo mes, integrando atividades com o uso de recursos tecnológicos como smart TVs, Chromebooks e kits de robótica, articulados aos materiais pedagógicos da coleção Acelere o Saber.
O secretário estadual de Educação, Alan Porto, reforça a importância do programa para o cenário educacional de Mato Grosso: “Mais do que corrigir defasagens, o programa é uma chance concreta de sucesso para nossos jovens. Ele estimula o protagonismo estudantil e prepara os alunos para o ingresso no ensino superior e o mercado de trabalho, com uma visão cidadã e inclusiva.”
Para garantir a efetividade da proposta, o programa prevê formação continuada para os professores, acompanhamento pedagógico por coordenadores e e das Diretorias Regionais de Educação.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.