PUBLICIDADE

Mato Grosso tem redução de 40% de mortes por acidentes de trânsito

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Nos últimos sete anos, Mato Grosso já reduziu em 40% o número de óbitos e sinistros de trânsito. Para reduzir ainda mais esse índice, a secretaria estadual de Saúde retomou as atividades do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, coordenado pela pasta.

O coordenador do comitê, Aparecido Cavalcante, destacou o planejamento das ações para o alcance da meta de redução de 50% dos óbitos e sinistros, conforme pactuado junto à Organização Mundial de Saúde/Organização das Nações Unidas (OMS/ONU). “Mato Grosso tem uma base de 1.200 óbitos por ano, esse número praticamente multiplica por seis em sequelas e sequelados, pessoas que receberão investimento do SUS. Hoje, a gente já está em patamar de 40% de redução. Então, se continuarmos nesse ritmo, com certeza vamos conseguir salvaguardar mais vidas do que o pactuado. Isso para nós é importante”, destacou.

Na última quinta-feira (17), Mato Grosso recebeu a visita do Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da OPAS/OMS, Victor Pavarino, para debater ações de melhorias no trânsito no estado. Segundo o consultor, a própria SES vai dar os rumos de quais são as ações prioritárias.

Pavarino ainda informou que o plano de trabalho vai contemplar ações de promoção da saúde e, entre elas, de segurança no trânsito e mobilidade segura e sustentável. “Achei muito interessante que as ações de segurança viária vão se dar sob a égide do conceito de promoção de saúde, ou seja, é uma visão bastante inovadora e proativa para a gente abordar o tema de segurança viária para além de uma perspectiva preventivista, mas proativa de promover a saúde. Mais do que prevenir acidentes, vamos promover uma mobilidade segura e sustentável”, explicou.

Participaram da reunião representantes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria estadual de Educação (Seduc), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), concessionária Nova Rota do Oeste, Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar de Mato Grosso (Bpmtran), Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM), Polícia Judiciária Civil – Delegacia de Delitos de Trânsito (PJC-Deletran) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros fazem buscas por homem desaparecido há 5 dias em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros intensificou as buscas por um...

Morre fotógrafo Sebastião Salgado; suas lentes captaram a beleza do Pantanal e Xingu em MT

Fotógrafo mineiro de renome internacional, Sebastião Salgado, morreu, hoje,...

Acidente entre três carretas deixa um morto e feridos na BR-163 em Lucas do Rio Verde

O acidente envolvendo três carretas, uma delas carregada com...
PUBLICIDADE