O poder executivo definirá pregão eletrônico para a contratação de serviços voltados à avaliação físico-química, bem como à verificação microbiológica, em lagos situados no perímetro urbano de Lucas do Rio Verde. O certame será realizado no próximo dia 10 e o investimento previsto não foi informado.
A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente informou, no edital, que o acompanhamento abrangerá inicialmente os corpos hídricos do Lago Ernani José Machado e Harri Muller. A ação trata-se de medida de saúde pública contra a poluição por esgoto, resíduos sólidos e drenagem no ecossistema local.
“As análises periódicas permitem identificar possíveis riscos de contaminação, possibilitando ações corretivas e preventivas para garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente”, segundo o certame. Deverá ser feita a coleta da água bruta em quatro pontos amostrais (superficiais e subsuperficiais).
Dentre os parâmetros de qualidade a serem verificados, estão a temperatura, cor verdadeira, turbidez, sólidos totais, sólidos suspensos totais, sólidos dissolvidos totais, potencial hidrogeniônico, oxigênio dissolvido, nitrogênio total, nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, fósforo total, clorofila, coliformes termotolerantes e mais.
A empresa contratada deverá realizar a recolha e análises de até 8 amostras no 1º semestre e 16 amostras no 2º semestre. Já ano que vem, será requisitada a verificação de até 32 amostragens.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.