A secretaria estadual de Educação publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira, o edital de seleção para o cargo de assistente de educação especial. Serão oferecidas 1.208 vagas na modalidade de processo seletivo simplificado – cadastro de reserva. As inscrições podem ser realizadas no site da Selecon a partir desta quinta-feira e prosseguem até o dia 2 de junho.
O Assistente da Educação Especial trabalha no apoio ao aluno que precisa de acompanhamento, auxiliando-o em tarefas cotidianas como alimentação, higiene e locomoção.
O selecionado terá a remuneração conforme a carga horária e poderá atender até três alunos por turma, a depender do nível de comprometimento individual de cada aluno. Para 30 horas, o salário será de R$ 3,1 mil e, para 40 horas, R$ 4,1 mil.
Conforme a Seduc, os aprovados terão contrato temporário, com escolha por município, com requisito mínimo do ensino médio. Já a carga horária será de 30 a 40 horas semanais, conforme a necessidade da unidade escolar. A previsão é que o início das atividades ocorra no dia 22 de julho deste ano.
O processo seletivo consiste em duas etapas: Análise Curricular, de caráter classificatório, e Curso de Formação, de caráter eliminatório.
Na avaliação do secretário de Educação, Alan Porto, o impacto na rede será grande, já que esta ação dá e ao aluno com deficiência em sala de aula, em sua ida ao banheiro e durante a alimentação escolar, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento da autonomia do estudante.
Segundo ele, este edital é mais do que a abertura de vagas. “Representa um compromisso com a educação inclusiva, com o respeito à diversidade e a garantia de direitos para todos os estudantes, especialmente aqueles que mais necessitam de apoio, como os alunos com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.