O presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, Airton Callai, anunciou nesta semana que os pacientes renais do município poderão fazer hemodiálise em Sorriso a partir do próximo mês. Com a habilitação de uma clínica, será encerrada a necessidade de deslocamento até Sinop.
“Depois de um trabalho que fizemos junto com a secretaria de Saúde, conseguimos trazer a hemodiálise para Sorriso. Quem ia a Sinop agora vai a Sorriso, o que diminui muito o trajeto e dá mais conforto aos pacientes”, afirmou Callai, em vídeo divulgado em sua rede social.
A mudança representa um alívio para os cerca de 30 pacientes que atualmente precisam percorrer 150 quilômetros até Sinop para realizar o tratamento. Com a nova configuração, o trajeto será reduzido para aproximadamente 70 quilômetros, menos da metade da distância atual.
A transferência do atendimento foi viabilizada após meses de negociações entre as prefeituras de Lucas do Rio Verde e Sorriso, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde. Em março deste ano, Callai já havia se reunido com o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, e com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para discutir a proposta.
Além do benefício para os pacientes, a nova configuração deverá gerar economia aos cofres públicos. Atualmente, o município gasta cerca de R$ 180 mil mensais com o transporte e tratamento dos pacientes em Sinop. Com a mudança para Sorriso, a despesa deverá cair para R$ 30 mil mensais.
Em março, Callai afirmou que a Câmara pretende buscar que esses custos sejam integralmente assumidos pelo SUS. “E dentro de um futuro bem próximo vamos trabalhar junto ao Ministério da Saúde para rear esse custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e isentar o município. Todos os vereadores estão imbuídos nisso. É uma promessa e vamos cumprir”, disse na ocasião.