PUBLICIDADE

Presidente da OAB Sinop diz que capacitação e valorização são prioridades

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

O presidente da 6ª Subseção de Sinop da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reginaldo Monteiro de Oliveira, em visita à sede do Só Notícias, hoje, declarou que a valorização e capacitação de advogados para melhor atender a população é uma das prioridades da sua diretoria, empossada na última quarta-feira (20), para o triênio que se encerra em 2027. Além de cursos e palestras, o presidente pretende dar andamento ao projeto “Meu Escritório”, espaço gratuito de co-working dentro da sede da OAB, para advogados recém-formados, tendo como modelo a unidade de Cuiabá. Durante a posse, ele solicitou apoio à presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, para dar continuidade ao projeto.

Segundo Oliveira, o escritório compartilhado será construído em um espaço de aproximadamente 95m², com oito a 10 salas. É um espaço co-working que tem a principal finalidade, não a única, de servir aos jovens advogados, esses que deixam a faculdade, que adentram para os quadros da Ordem, e ainda não tem o seu escritório, não tem ainda condições financeiras de arcar mesmo com todos os custos de um escritório no início da carreira”, informou, complementando que atualmente há cerca de 1,7 mil advogados em Sinop, sendo metade de jovens profissionais.

Dentre as capacitações, o presidente pretende priorizar junto à classe e à sociedade “as prerrogativas do advogado” que lhe permitem exercer a profissão de forma correta. “Há uma confusão muito grande, e talvez nós colaboramos para essa confusão”, “na verdade, a prerrogativa é do cidadão, aquele que contrata o advogado, o advogado fala pelo cidadão. E estas prerrogativas são o que garantem, inclusive, que o advogado possa atuar efetivamente de forma independente, sem nenhum temor, que possa fazer os enfrentamentos legais que tenha que fazer, sem sofrer qualquer consequência por cobrar aquilo que está previsto em lei, para fazer garantir o direito de cada cidadão”, “em especial dos menos favorecidos”, observou.

Outra pauta importante, na sua visão, são cursos sobre marketing jurídico, especialmente em redes sociais, para que os profissionais possam fazer de maneira adequada, sem violar o regimento da Ordem. “Nossa atividade, ela tem algumas particularidades”, “não é uma atividade mercantil, então não pode fazer essa confusão como se fosse uma atividade mercantil. Por outro lado, todo mundo precisa sobreviver, logo é preciso evoluir nessa área também, precisamos nos adequar, nos capacitarmos, inclusive nessa vertente, para que nós possamos seguir, avançar”, afirmou.

Reginaldo foi vice-presidente na gestão anterior e, atualmente, também é professor em uma universidade do município. Sua experiência na área de Direito tem ênfase em direito penal, processual penal, direito do consumidor, direito e processo do trabalho e prática forense.

Na cerimônia desta semana, foram empossados, também, a vice-presidente, Mayara Weirich; a secretária-geral, Eliana Souza; o secretário-geral adjunto, John Lincoln; a tesoureira, Daniele Anjos; e o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Marcio Costa.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Laterais da BR-163 em Sinop am a ser mão única na próxima semana

O Gerente de Relações Institucionais e Comunicação da Nova...

Juíza Juanita Duarte é eleita desembargadora em Mato Grosso

Os desembargadores que compõem o pleno do Tribunal de...

Governador do Paraná diz que gestão de Mato Grosso é ‘referência e inspiração’

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, elogiou a gestão...
PUBLICIDADE